Terraplenagem

A Eraa Engenharia & Arquitetura esta preparada para a realização de obras de terraplenagem, adequando e preparando áreas para a realização de qualquer obra, seja residencial, barragens, edifícios, aeroportos, rodovias, condomínios entro outros.

Possuímos moderna frota de veículos e equipamentos além de profissionais qualificados que garantirão a plena execução dos serviços de terraplenagem atendendo as mais exigentes e complexas necessidades.

Como funciona a terraplenagem?

Antes de começar a construir, é feita uma análise no terreno, onde a construção só é realizada se ele estiver plano. A terraplenagem tem esse objetivo, deixar a terra ou um determinado terreno plano para a construção. Esse método é muito utilizado em terrenos que possuem declives que possam ocasionar problemas na hora da construção.

Para deixar o terreno plano, o processo é retirar terra de locais mais altos e depositar nas partes onde o terreno está mais baixo, fazendo com que ele fique uniforme. Além disso, a terraplanagem também consiste em toda a limpeza do terreno, desde lixo que pode estar depositado no local até partes de vegetação, como raízes e resto de árvores.

Como é feita a terraplenagem?

Antes de tudo, é necessário contratar um profissional que analise o terreno. Feita essa análise, o profissional poderá indicar o melhor caminho a ser seguido.

Os métodos de terraplenagem podem ser:

  • Somente a retirada de terra do local.
  • Aterramento – Quando é preciso colocar terra no terreno.
  • Drenagem – Quando é necessária fazer a retirada de água.
  • Destocamento – Quando é necessária a retirada de restos de árvores ou plantas.
  • Demolição – Quando uma construção é retirada para que seja feita outra.
  • Compactação do solo – Quando são utilizados rolos compressores para deixar o terreno estável.

Todos esses processos são feitos com equipamentos especiais, como máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira. A utilização dessas máquinas é muito mais eficiente do que o processo ser feito manualmente, além de ser muito mais rápido.